Neurofeedback - o espelho da mente
- Instituto Neurofeedback
- 16 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jan.

O Neurofeedback é uma técnica de treinamento cerebral que se baseia na aprendizagem autorregulada. Este método não invasivo utiliza equipamentos especializados que convertem dados analógicos do eletroencefalograma (EEG) em informações digitais. Isso permite que um computador funcione como um espelho da atividade cerebral, possibilitando que o indivíduo visualize, em tempo real, as respostas do seu cérebro a diversas tarefas e estímulos ambientais.
A partir dos sinais emitidos pelo cérebro, que são exibidos na tela do computador, o usuário é capaz de aprender, por meio de condicionamento operante, a modificar seus padrões de atividade cerebral. Esse processo visa equilibrar e otimizar o funcionamento cerebral, promovendo uma melhor regulação emocional e cognitiva. Em vez de recorrer a intervenções farmacológicas para alterar a atividade cerebral, o Neurofeedback utiliza tecnologia computacional para ensinar os indivíduos a gerarem padrões cerebrais que favoreçam a concentração, o foco e a redução da ansiedade, resultando em uma melhoria significativa na qualidade de vida.
O Neurofeedback pode ser aplicado tanto como um treinamento individual quanto como um complemento a outras intervenções terapêuticas, sendo uma abordagem eficaz para alcançar resultados em um curto espaço de tempo.
👉 Vantagens do Método:
✅ Resultados objetivos e em curto prazo.
✅ Metodologia exclusiva e personalizada.
✅ Tecnologia de última geração.
✅ Método não medicamentoso e sem efeitos colaterais.
✅ Pode ser utilizado como complemento a outros tratamentos.
Referências Bibliográficas:
Arns, M., de Ridder, S., Strehl, U., Breteler, M., & Coenen, A. (2009). Eficácia do tratamento de neurofeedback no TDAH: Os efeitos na atenção, impulsividade e hiperatividade: Uma meta-análise. EEG Clínico e Neurociência, 40(3), 180-189.
Egner, T., & Gruzelier, J. H. (2004). Biofeedback de EEG de componentes de banda beta baixa: efeitos específicos de frequência em variáveis de atenção e potenciais cerebrais relacionados a eventos. Neurofisiologia Clínica, 115(1), 131-139.
Beauregard, M., & Levesque, J. (2006). Investigação por ressonância magnética funcional dos efeitos do treinamento de neurofeedback nas bases neurais da atenção. Psicofisiologia Aplicada e Biofeedback, 31(1), 3-20.
Comments